sábado, 9 de março de 2013

Saudade

                                                      


José Luís Vaz
Aproxima-se o dia 9 e o que gostaria de poder estar contigo para falarmos, rirmos e recordar tempos passados e voltarmos a falar e a rir… Acompanhas-me no dia-a-dia, nunca te esqueço, mas nestas datas, gravadas no nosso consciente, as memórias avivam-se num crescendo de saudade, como algo que muito queremos apanhar, mas nunca conseguimos tocar. É como a água da fonte que tanto desejamos, mas está tão funda que não lhe chegamos. As saudades, repletas de recordações, sobram-nos então, para a elas nos agarrarmos com a força, que nunca se esgota, quando, com toda a intensidade lutamos pelo que mais amamos
Saudade
Recordo os longos serões em que, já altas horas da noite, arrastávamos as nossas vozes de cansaço. Tínhamos sempre que pôr a conversa em dia. O prazer de estarmos juntos era recíproco. Os nossos filhos, os nossos pais, a nossa família, e outros assuntos das nossas vidas, eram dissecados de fio a pavio. Recordações, novidades, tudo constituía motivo para conversarmos incessantemente. Era assim a partilha do nosso tempo, sem pressa, com alegrias ou preocupações, mas sempre, numa atitude cúmplice e amiga. Tanto que falámos e tanto ficou por dizer!



O dia internacional da mulher, um dia antes do teu, coincidência feliz que o acaso proporciona, faz-me pensar em coisas que nunca te disse. Faz-me pensar na filha, sempre motivo de orgulho dos nossos queridos pais, na mulher e mãe, corajosa, extraordinária, que nos bons ou maus momentos foi sempre para os filhos um pilar de salvação, na irmã muito dedicada e amiga, na tia terna e muito querida, na amiga, sempre leal e disponível, na profissional, muito orgulhosa da sua profissão, uma amante do ensino. E que Avó? Puderas cá estar, para te encher o coração, por veres o percurso do teu querido Xano. Sempre óptimo aluno, não deixando de o ser na Universidade, onde entrou este ano. Está um homem, digno da sua avó.

Tão longe e tão perto
Tens sete netos, todos crianças perfeitas e quase tão lindas como as minhas três netas. Quem me dera ouvir a tua gargalhada… Elas eram o espelho da tua pessoa. Francas, transparentes, alegres, comunicativas e deflagravam num rosto que rejuvenescia, como o rebentar de uma flor na primavera. O que eu dava para te ter aqui!...   

5 comentários:

  1. Foi imposível não sentir a emoção no teu discurso... as tuas/nossas recordações vieram todas ao de cima e foi impossível não a ter por uns instantes aqui ao nosso lado!
    Foi lindo!
    É lindo!
    Acima de tudo adorei a forma como te abriste e expuseste os teus sentimentos.
    Beijos grandes!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Ó Zé Luís com que emoção eu li este texto. Imagine que estava a lê-lo, com uma lágrima teimando em sair, e ao mesmo tempo a passar, por mim, uma saudade tão intensa.
    Que linda essa emoção partilhada e tão contida. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas que passam pela nossa vida e nela permanecem para sempre, como uma flor, um abraço ou o sopro de uma vela. Há pessoas com quem ficamos para sempre mesmo que o infinito nos separe. Há pessoas que não morrem: vivem eternamente em nós, dentro de nós.
    Ainda bem que fizeste este trabalho: é uma forma de preservar aquela flor que nunca murcha - a saudade.

    ResponderEliminar
  4. No coração aberto que este texto revela, eu não quero tocar:a recordação é muito pessoal, muito sensivelmente familiar...
    Mas ao homem/escritor eu sublinho um pequeno apontamento:
    "Quem me dera ouvir a tua gargalhada… Elas eram o espelho da tua pessoa. Francas, transparentes, alegres, comunicativas e deflagravam num rosto que rejuvenescia, como o rebentar de uma flor na primavera."
    Que prazer me dá o poder dizer que a escrita é um novo, mas definitivo caminho, para o José Luís!

    ResponderEliminar
  5. A comunicação e a partilha entre as pessoas que se amam não se pode confinar a uma vida tão efémera. O Amor, entretecido de Saudade, transpõe o limite terreno e ressoa no Além.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...