sexta-feira, 8 de março de 2013

Já foste menina.


Albertina Vaz
Já foste “ Menina de olhar sereno” com Ary, encantando quem contigo se cruzava; mote de mil poemas que se cantam, numa noite, ao brilho da vela ou num campo à luz do luar; causa de disputas e guerras que derrubaram impérios e destruíram mundos; já foste “flor sem tempo” e papoila num campo de trigo ou girassol em frente ao mar.
Já foste menina
Já foste menina prendada tocando piano e bordando linhos em noites infindáveis ao calor da lareira; já foste criança-menina cobiçada por olhos sedentos dum homem qualquer.

E também garota de olhar matreiro, de pernas soltas no vento a correr na areia da praia, a procurar o oásis onde a areia se transforma em água e a água é fonte de vida - garota dos cantos de sereias e das risadas que se desprendem em noites de lua cheia.
Já foste menina de vestido cor-de-rosa e lacinhos de cetim, menina de olhar doce e embalo de boneca, menina de brincar às cozinhas e passear carrinhos, menina de correr no jardim e de sonhar flores imaginárias ou pássaros de mil cores.
Depois assomaste à janela com Gedeão e chorámos contigo em “lágrima de preta” e foste “mulher da erva” com Zeca Afonso, e mãe com Pessoa, chorando “o menino de sua mãe”. E deram-te o nome de “Rainha” de Neruda e provaste o “amor errante” de Alegre…
Depois foste mulher, mãe, escrava da vida, Luísa na “Calçada de Carriche” de Gedeão; filha chorando a mãe com Drummond de Andrade - “Sempre”; já te sentiste traída como conta Eugénio de Andrade – “Poema à Mãe”; já foste saudade com José Jorge Letria - “Quando eu for Pequeno”.
E soubeste ser “Nini dos meus quinze anos” com Paulo de Carvalho e cantaste “Os amantes com Casa” de Joaquim Pessoa e a “Ternura” de Mourão-Ferreira mais o “Porquinho da Índia” de Manuel Bandeira. Depois acabaste por ser o “Meu amor, meu amor, minha estrela da tarde” de Ary dos Santos.
"Só sei que não vou por aí!"
Hoje és sustento, és arrimo, és amparo, és companheira! Maria, Ana, Francisca - teu nome vibra em todas as luzes da ribalta, em todos as cidades, em todos as ruas, em todos os locais públicos, em todos os cantos onde existe uma mão que precisa de ajuda, de pão. Estudaste, ganhaste alento, criaste à tua volta um bando de submissos que te aceitam, te integram, te toleram.
Estão longe os tempos em que não podias, não te deixavam falar mas falta-te percorrer ainda um longo caminho: se alguém se atravessar não te escondas, não te cales, não deixes que te arremessem sóis ou flores, não deixes que te tirem as pedras do chão. Levanta-te, ergue bem alto a tua voz e junta-te a José Régio clamando:

 “não sei por onde vou/não sei para onde vou/só sei que não vou por aí!”

17 comentários:

  1. Texto de uma mulher, sobre a mulher, que é minha mulher. - EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ - de Vinícius de Moraes é a "minha" contribuição.
    Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
    Que nada nesse mundo levará você de mim
    Eu sei e você sabe que a distância não existe
    Que todo grande amor
    Só é bem grande se for triste
    Por isso, meu amor
    Não tenha medo de sofrer
    Que todos os caminhos
    Me encaminham pra você

    Assim como o oceano
    Só é belo com luar
    Assim como a canção
    Só tem razão se se cantar
    Assim como uma nuvem
    Só acontece se chover
    Assim como o poeta
    Só é grande se sofrer
    Assim como viver
    Sem ter amor não é viver
    Não há você sem mim
    Eu não existo sem você

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda declaração de Amor, Zé Luís. Fiquei muito sensibilizada.

      Eliminar
    2. E contribuiu muito bem, deixando,nesta atribuição, bem implícito um grande AMOR!!! FELICIDADES!

      Eliminar
  2. A Albertina já nos habituou a textos maravilhosos e profundos. O Zé Luis é lindo ver esta declaração de amor no dia da Mulher e em publico. Que possam continuar assim de mãos dadas por muitos e bons anos.

    ResponderEliminar
  3. Um texto que nos leva a refletir sobre o longo caminho de ser mulher. Acho que uma das maiores realizações que já tive foi o de saber ser 'ser humano' primeiro que tudo, depois fui aprendendo que tenho género, e o tempo foi-me mostrando o que é ser mulher. Há muitas mulheres-tipo diferentes de cada mulher, há até mulheres-tipo que pouco terão que ver com 'mulher' em cada mulher, mas é isso que torna tudo melhor. Conheço mulheres que julgam que se tivessem nascido 'homem' teria sido mais fácil, melhor talvez, mas eu não trocava a experiência de ser mulher por nada. Hoje é um belo dia, um dia que uso para lembrar quantas bravas mulheres tiveram de se levantar contra o instituído, contra o aceite, contra as ofensas e as ordens, contra o mundo como o conheciam...a todas elas eu agradeço, por terem aberto o caminho que posso hoje percorrer, e a elas prometo dar tudo de mim para abrir novos caminhos que outras mulheres possam percorrer depois de eu já estar mais aqui. Um Feliz Dia da Mulher para todas as mulheres, e para todos os homens que sabem dar o valor a todas as mulheres da sua vida.

    ResponderEliminar
  4. Oito de março
    Tenho de celebrar este dia
    Porque acredito que a mudança é possível.
    Tenho de celebrar este dia
    Porque sei que hoje muitas mulheres serão espancadas.
    Tenho de celebrar este dia
    Porque há muitas crianças aterrorizadas com o sofrimento das mães.
    Tenho de celebrar este dia
    Porque sei que todas as mulheres da lista de promoções serão preteridas pelo único homem que concorreu.
    Tenho de celebrar este dia
    Porque muitas crianças nascem apressadamente e não tem colo.
    Tenho de celebrar este dia
    Porque muitas mulheres ainda sufocam o grito na garganta

    Um dia hei de celebrar todos os dias o dia da vida.

    ResponderEliminar
  5. Celebro este dia porque é uma maneira de demonstrar a mim própria que amo a vida; portanto amo todos os que me rodeiam.
    Celebro este dia porque se eu amo o meu próximo, sinto que devo abdicar de alguns espaços de tempo que deviam ser para meu prazer.
    Celebro este dia porque se o amor é a fonte do ser humano e do dever para com os outros, então devo dar algo mais de mim.
    Celebro este dia porque sinto que tenho obrigação de ajudar quem de mim precisa.

    ResponderEliminar
  6. Neste dia da mulher, através de Saramago, deixo a minha homenagem às avós da minha aldeia, de tempos idos:

    Tens noventa anos. És velha, dolorida.Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tempo _ e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de restolho e lenha, albufeiras de água. Viste nascer o sol todos os dias. De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal.Criaste pessoas e gado,meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los. Contaste-me histórias de aparições e lobisomens, velhas questões de família, um crime de morte. Trave da tua casa, lume da tua lareira _ sete vezes engravidaste, sete vezes deste à luz.

    ResponderEliminar
  7. Vários modos de celebrar a grandiosidade do ser mulher, todos eles escritos com muita emoção e sensibilidade próprias de ser mulher, formando um caleidoscópio de matizes da mulher; e uma declaração de um amor à mulher por ser mulher e ser sua mulher.Mulher, um ser que sempre que quer é amor e tudo o que Deus quiser.

    ResponderEliminar
  8. MULHER
    Não precisa de incenso quem tem tudo
    o que uma deusa quiser.
    Tudo é apenas tudo; é um limite.
    E tu estás além de todas as coisas,
    além de tudo
    por seres simplesmente Mulher.

    ResponderEliminar
  9. 8 de março — D.I.M.
    Acabo por celebrar este dia, como uma referência, que a vida em sociedade me impõe. O dia da mulher ou de outro ser qualquer são todos os dias.
    Acabo por celebrar este dia, porque como homem, e, tendo em conta, que não me alinho pela forma de estar e sentir dominante, prefiro aproveita-lo para evidenciar o respeito que devo à mulher, enquanto ser universal.
    Acabo por celebrar este dia, num mundo de conflitos e de conflitualidade. Amar, é o único verbo capaz para inverter a situação. Por isso, habitualmente, tenho um gesto que reflete o amor que me liga à mulher, minha cúmplice.

    ResponderEliminar
  10. Magnífico texto, minha amiga. Fiquei encantada.

    Um grande abraço de felicitações.

    Aida Viegas

    ResponderEliminar
  11. Eu sei que a Tininha é LINDA, porém este texto deixou-me deveras deslumbradda!!! Beijinho sempre!

    ResponderEliminar
  12. E já é dia 9... o dia a seguir ao da mulher!
    Este texto é lindo e quem me dera ter a cultura necessária para disfrutar dele a fundo.
    Esta menina, garota, adolescente (revolucionária) e mulher não parou de crescer e aprender. Aprendeu e continua a aprender com os que de melhor a podem ensinar! A vida e os verdadeiros escritores como ela.
    Se é que posso fazer algum reparo ao mesmo, só não consegui deixar de nota uma coisa... Os escritores e autores citados são todos homens...
    Certamente homens com um lado feminino bastante presente, mas essa menina também bebeu de outras fontes! (garantidamente, sei-o eu!)
    Bebeu dos sonetos de Florbela Espanca e da poesia de Natália Correia, e dos livros de tantas outras como a Agustina, a Lídia, a Sophia ou a Allende que a fizeram crescer até ser a mulher linda que hoje é!
    Texto lindo para o dia 8 de março de 2013 que se comemora há 103!
    Dia que não pode nem deve deixar de ser comemorado até que a maior parte das injustiças e descriminações, a violência física ou psicológica se abata sobre UMA mulher!
    Foram precisos tantos anos para que os nossos políticos acordassem para a injustiça dos "Direitos do Homem" (com H grande)... Finalmente, 103 anos depois de se comemorar o dia da mulher, em Portugal, vai-se passar a dizer "Direitos Humanos" !
    Um dia este dia vai deixar de ser comemorado!
    Pelo menos eu acredito nisso!
    Um dia a minha filha, as minhas sobrinhas, não vão precisar da muleta deste dia para lembrar a sociedade que entre elas e os homens existem degraus de injustiça.
    Um dia esse dia vai chegar!
    Até lá comemorarei o dia da mulher! (de preferência a ler textos destes!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de celebrar este dia porque quero esquecer os dias sem luz, sem voz e sem saber.
      Tenho de celebrar este dia porque existem ainda mulheres sem dias, despojadas da vida e de viver.
      Tenho de celebrar este dia porque ainda não foi descoberto o dia de todos nós.

      Eliminar
  13. É um encanto ler-vos... obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...