domingo, 3 de março de 2013

Voar em V


Fernanda Reigota


Olho para a primeira imagem do blog EVOLUIR e fixo a palavra EVOLUIR, mentalizando o respetivo conceito que tanto prezo, e, alternadamente, a progressão em V das aves que evoluem, sabendo com precisão o que desejam alcançar. Esta forma de voar sempre me fascinou.
de onde retirei o seguinte:

“A estratégia é inteligentíssima e produz uma economia fundamental para pássaros migratórios que precisam percorrer distâncias longas. Trata-se de uma questão de aerodinâmica: quando a ave que encabeça o bando bate as asas, vencendo a resistência do ar, forma-se, atrás dela, um vácuo que ajuda as outras a planar por mais tempo e com menos esforço. Observando no céu uma formação dessas, você perceberá que o animal que vai na frente bate as asas muito mais intensamente do que os que vêm atrás. E tem mais: para não cansar o líder, eles se revezam nessa posição dianteira. Há muito tempo os cientistas suspeitavam que a aerodinâmica beneficiava a formação em V, mas só conseguiram comprovar esse efeito recentemente, graças a estudos conduzidos pelo biólogo Henri Weimerskirch no Centro Nacional de Pesquisa Científica de Villiers, em França.
Ele descobriu que o batimento cardíaco de pelicanos voando em V era menor do que quando estavam em terra. Isso foi possível graças à instalação de pequenos monitores cardíacos nas costas das aves, treinadas para perseguir a luz de uma aeronave. O monitoramento mostrou que os pelicanos que seguem o líder economizam até 14% de energia.”
A escolha da fotografia de apresentação deste Blog é, no mínimo, singular! Ou será uma sincronicidade?

4 comentários:

  1. Não resisiti à tentação e fui á Infopédia:
    sincronicidade
    "Nome feminino
    1. qualidade do que é sincrónico
    2. segundo a teoria de C. G. Jung,coincidência, no tempo, de um estado psíquico com dois (ou mais) eventos que, embora sem relação causal aparente, possuem uma relação de significado."

    E também eu achei fascinante porque este grupo é isso mesmo: sete pessoas que têm em comum "voar" para seu proprio prazer e,a forma mais sincronizada de o fazer é VOAR em V, partilhando com o que vai à frente o esforço de cruzar o espaço e chegar sempre mais longe. Além disso, na nossa foto, há sempre lugar para abraçar mais um que chega. É sempre dia de festa quando um Pelicano se junta ao nosso VOO.
    Adorei, Fernanda!


    ResponderEliminar
  2. Não fui a qualquer enciclopédia. Limito-me ao que sou e sei. Tenho vertigens! O que eu passo, para aqui andar. A parte, dos meus 14%, não me chegam para folgar e muito menos para liderar. Recorro à técnica, mais rudimentar, dos pelicanos, leveza e elegância no voar.
    Quando fôr grande hei-de escrever como vocês!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu também Zé Luís. Gostei de ficar com este conhecimento sobre o líder de um bando.Os animais têm uma sabedoria dada pela natureza que é qualquer coisa de fantástico.

    ResponderEliminar
  4. Bela metáfora!
    À frente, a nossa líder perscruta o horizonte, traça a rota, define as coordenadas...
    Seguimo-la com entusiasmo. Cada par de asas, bate de forma especial, acrescentando colorido, enriquecendo a coreografia...
    Este foi o bando a que eu, pelicano meio perdido, me juntei. Obrigada pelo vosso acolhimento!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...