quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mãe?!


EVOLUIR agradece ao autor o envio deste texto para publicação

Daniel Vaz
Afinal de contas qual é a importância que uma Mãe tem numa vida?!
Tudo bem… é dela que nascemos… e nos primeiros tempos é ela que nos alimenta e está connosco quase que vinte e quatro horas por dia! Sim, eu sei que se torna chata quando nos está sempre a querer lavar, dar de comer, adormecer, lavar, dar de comer, adormecer e essas coisas intermináveis que um bebé recém-nascido já aprendeu. Mas o que é que se pode fazer?…
Lavar, dar de comer, adormecer...
Ela gosta de nos mimar e nós fazemos o sacrifício! Ok! A importância da Mãe na nossa vida é termos alguém que nos mime!
Mas afinal de contas para que serve a Mãe?!Um dia, quando era pequenino e queria ser grande, caí de bicicleta e foram dar comigo a gritar pela ”minha Mãe!!!”… Por que raio quando temos um problema chamamos pela minha Mãe?! Quer dizer… cada um chama pela sua… sim porque a minha é minha e de mais ninguém!!! Quer dizer… a minha também é Mãe de uma croma que é a minha irmã. Como ela diria:  “filha não, senhora professora, que só sou filha da minha Mãe!” Palavras sábias…Chamamos pela Mãe a toda a hora e a todo o momento e até quando queremos ofender alguém lhe chamamos pela Mãe… Será que é para isso que serve a Mãe?!
Ok! Chamamos por ela sempre que temos um friozinho no estômago, é isso! Sempre que como gelado lembro-me portanto da minha Mãe!

Mas afinal de contas o que é ser Mãe?!Bem… eu não sei porque não sou Mãe… mas a Mãe da minha filha disse-me, quando a minha filha saiu da sua Mãe, que “é um sentimento indescritível ser Mãe!”. Bem… eu não sei, tenho que confiar na palavra dela, mas sendo assim, a minha Mãe também deve ter ficado muito feliz quando eu nasci! E acho que ficou tão feliz que nem foi votar…Ok! Ser Mãe é isso! Ter filhos em dias de eleições e não ir votar!
Mas afinal de contas o que fazer com a Mãe?!Quando nascemos ninguém nos dá um Manual de Instruções da Mãe… e não entendo o porquê!? Cedo entendemos o que fazer com a mama, mas e as outras coisas?! Será que temos que aprender com a vida!? Que seca levar a Mãe ao limite sem saber qual é o limite dela…De início é fácil… basta mantê-la por perto e tudo corre bem!



Ter mãe é um espetáculo!

Depois é deixá-la fazer-nos o nosso prato e sobremesa preferidos, deixá-la gabar-se dos filhos lindos que tem e de como são prendados! Finalmente é só ir controlando as coisas e não meter o braço dentro da panela de sopa, não fazer marcha atrás para um balde de tinta, não perder os carrinhos todos na escola e brincar com ela, ir pela primeira vez a um carrossel, a um cinema, à escola primária, ao Jardim Zoológico, a um teatro, votar, à Festa do Avante, e até a Ciudad Rodrigo! (o estrangeiro)

Ter Mãe é um espetáculo! É como um barco que tem água para navegar, como um girassol que sabe para onde se virar ou como uma folha que tem uma árvore a que se agarrar…
Ter a MINHA Mãe ainda é mais espetacular! É ganhar o euromilhões todos os dias sem sequer me aperceber disso… e viver, viver feliz!

Como diria o Zeca Afonso, “Quem tem uma Mãe tem tudo, quem não tem Mãe não tem nada”.

Eu tenho uma Mãe!

Eu tenho a MINHA Mãe!

Que mais eu posso querer?!

Feliz dia da Mãe, Mãe!

7 comentários:

  1. Que maravilha! Só neste blogue (deixem-me ser vaidosa neste caso) para encontrar MÃE e FILHO EMBEBECIDOS a olharem um para o outro!
    E eu calo-me, porque o vosso amor e o vosso carinho se impõem à nossa contemplação.

    ResponderEliminar
  2. Há momentos que não se relatam nem se esperam. Recebi com este trabalho um papelinho cor de rosa onde se lia: “O blogue tem uma administradora. E por azar é logo a minha mãe! Não podia desfazer a surpresa… Feliz dia, Mãe!”
    Há pessoas com muita sorte... Eu sou uma delas!
    Tenho filhos grandes que sabem ser pequeninos e duma ternura impossível de contabilizar. Esta era uma publicação para o blogue que só não apareceu porque o meu filho me quis fazer uma surpresa. Obrigado pela ternura, pela cumplicidade, pela vida que nos une e permanecerá sempre e para sempre!

    ResponderEliminar
  3. E depois destes, texto e comentários, reduzo-me à minha insignificância de pai. Fico-me pela contemplação, já recomendada, sabe-se lá, se por alguma mãe! Elas andam por aí... E pronto filho também és pai...

    ResponderEliminar
  4. Não há dúvida que quem aos seus não degenera. Ó Daniel; o seu texto fez-me ficar com um grande nó na garganta. Que lindo texto sobre a mãe, principalmente sobre a sua. A mãe deste jovem pai, deve estar com o queixo húmido. Precisa urgentemente dum babete. Gostei tanto,tanto do seu texto.Obrigada Daniel por ter escrito tão lindo texto.

    ResponderEliminar
  5. O amor exprime-se através de gestos, mas também usando as palavras. Quanta ternura emana deste texto! Que bela homenagem à mãe!

    ResponderEliminar
  6. Regressaste Daniel (permite-me que te trate assim)e com um testemunho muito bonito. Muito mais importante esta verdade que comprares uma flor para a tua mãe, porque hoje é o dia dela e de todas nós. Tiveste um otimo berço, disso não tenho duvidas e a prova está aqui. Vocês são aquilo que eu costumo dizer "família maravilha". É muito bonito este teu agradecimento público a quem te pôs neste mundo, que não sendo o ideal, é aquele que temos por agora. Tenho a certeza que também és um bom pai, porque para isso foste educado e os teus principios estão aí. Obrigada Daniel e espero e porque não dizê-lo quero ver mais textos teus.

    ResponderEliminar
  7. Deixem-me responder a todos num único comentário...
    Em primeiro lugar, obrigado a todos e todas pelos comentários. Vocês são um espetáculo! Se algum dia estiver a precisar de mimos, envio um texto para o Evoluir que vocês levantam a moral a qualquer um... ;-)
    Depois queria dizer à minha mãe que se ponha a pau... acabei de receber um email de uma perfeita desconhecida (não faço ideia de quem seja) a agradecer-me qualquer coisa e a chamar-me filho! Não fui trocado no hospital pois não?! :-)
    Fora de brincadeira. Quem agradece sou eu por poder participar ainda hoje, de perto e de uma forma tão normal e natural na vida social dos meus pais. E não é só a mãe cromo! (posso dizer cromo num blog de escrita, não?!)
    Por último gostava que nos textos (poucos) e nos alguns comentários que vou fazendo, quando se referem a mim, o façam como a Maria, na 2a pessoa! Isto é tudo jovens de espírito ou não?!
    Beijos e mais uma vez obrigado a todos. É só um texto simples de um filho para uma mãe, tal como o fez para o pai no 19 de março (e espera continuar a fazer)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...