sábado, 25 de janeiro de 2014

Mulher do Mar

EVOLUIR agradece ao autor o envio deste texto para publicação


Manhã cedo vais para a praia

No silêncio da praia
Ao cair da noite
A mulher vareira
Contempla o mar!
Fixa os olhos nas ondas
Que reflectem o brilho do luar!

Tua vida castigada
Entre ser mãe e vareira!
Tanta luta, tanto amor
Uma vida de canseira.

Tuas noites mal dormidas
Envoltas em sonhos de aflição!
Manhã cedo, vais para a praia
Para vender teu pregão!

Oh, mar cruel!
Porque mataste quem amo?
Se me dás pão para a vida
Não sejas tão desumano!

Mulher que a força da vida
Fez dela um exemplo
De luta e dedicação!
Enxuga tuas doces lágrimas
O mar pedirá perdão!

Isabel Maria ©2014,Aveiro,Portugal

5 comentários:

  1. Bela homenagem à mulher do pescador. Obrigada, Isabel Maria.

    ResponderEliminar
  2. Um grito de revolta contra um elemento que tanto dá quanto tira - e logo lhes leva o que de mais precioso têm: o amor! Sempre me curvei perante as "mulheres do mar" pela coragem, pela persistência e pela determinação com que enfrentam a vida! Muito lindo o seu trabalho, Isabel. Gostei muito

    ResponderEliminar
  3. A mulher do pescador é uma verdadeira heroína. Luta para poder ser pai e mãe. Luta para secar as lágrimas que tão teimosamente deslizam pela cara, com a saudade a doer-lhe no peito. Gostei muito deste texto. Obrigada à autora.

    ResponderEliminar
  4. Não é propriamente um comentário, mas foi o poema de António Gedeão que este me evocou com muita força:
    Calçada de Carriche
    Luísa sobe,
    sobe a calçada,
    sobe e não pode
    que vai cansada.
    Sobe, Luísa,
    Luísa, sobe,
    sobe que sobe
    sobe a calçada.

    Saiu de casa
    de madrugada;
    regressa a casa
    é já noite fechada.
    Na mão grosseira,
    de pele queimada,
    leva a lancheira
    desengonçada.
    Anda, Luísa,
    Luísa, sobe,
    sobe que sobe,
    sobe a calçada.
    ...

    ResponderEliminar
  5. De Júlia Sardo recebemos o seguinte comentário:
    "Lindo poema. Fez-me ir às minhas memórias e recordar a minha avó que era peixeira é o meu avô pescador. Gostei muito"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...