quinta-feira, 26 de março de 2015

Transgredi

José Luís Vaz 

Num campo apaziguador transgredi e decidi construir uma casa. A ideia não surgiu ao deus-dará: dali era soberba a vista para o mar. Revolvi terra e mais terra empedernida com calhaus e, com calma, depois do campo limpo, iniciei a construção.
... implantei uma hortinha
Local muito silencioso fazia as delícias de quem ali relaxava, desfrutando aquela imensidão de mar. A contemplar em tal silêncio era vulgar o descambar para uma serena sesta, fazendo parecer a quem passava, tratar-se de um pelintra. Era de facto um local apaziguador parecendo ter fugido ao mundo real que cada vez mais insiste em transgredir a uma vida com qualidade.

Mas, não se pode ter tudo e, daí, era necessário ter proventos para subsidiar as mais valias consumidas com este novo prazer. Na parte de trás da casa, mais uma vez, transgredi, e no meu terreno e em mais dois metritos que subtraí, sem querer, é claro, ao vizinho, implantei uma hortinha.

José Luís Vaz ©2015,Aveiro,Portugal

4 comentários:

  1. Aqui transgredir é ousar. A viva vivida é feita de ousadias. Quem não ousa viver, apenas sobrevive. Até a semente lançada à terra da "sua hortita", se não ousar romper o manto que a cobre, jamais verá a luz do dia. Simples e colorido. Bonito Zé Luís. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ver essa "hortita"! E também gostava de ver essa casa donde se avista o mar. Uma imaginação bastante interessante e um fluir de palavras que nos conduz com muita ligeireza a um cenário interessante onde a transgressão se faz de coisas pequenas, sempre tão valiosas. Eu gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. O título, é , já, um incentivo à leitura do texto. Fiquei, logo , a pensar, onde é que o Zé Luís terá transgredido? Será que foi multado por excesso de velocidade? Um texto interessante que dá para refletir.

    ResponderEliminar
  4. O prazer da transgressão, sabemo-lo agora, é um compromisso com a juventude em qualquer idade.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...