terça-feira, 2 de julho de 2013

COMO OS AMIGOS SABEM ESTAR PRESENTES

Estamos a publicar textos subordinados à temática AMIGOS e AMIZADE. Colabore e remeta-nos o seu texto ou poema inédito para publicação. Ouse! A diversidade fortalece a amizade.  


Dores Topete

A Pedro vai casar
A amizade é o fio condutor que alimenta o nosso espírito e os nossos sonhos  A Pedro vai casar. É para a família uma notícia muito boa que nos traz muita felicidade. Era, desde há muito, uma aspiração da minha sobrinha e também nossa, que, para além de os querermos ver felizes, estarmos desejosos de ter crianças a aumentar o nosso agregado familiar.
Foi pois com grande satisfação que testemunhei o entusiasmo dos preparativos, embora à distância, com as conversas diárias que mantínhamos ao telefone.
Uns tempos antes, os amigos reuniram-se, planearam com os noivos como podiam colaborar, e…há que fazer tudo o que foi planeado, porque os amigos querem também eles ter parte ativa no casamento. Amigos com um A grande, eram muitos, e fizeram um trabalho fabuloso.
A Pedro e o Bruno têm uma capacidade inesgotável para manterem as amizades que, além de serem muitas, são de presença constante nas suas vidas.
A frase que escolheram como tema foi:

“ Que a nossa loucura seja perdoada. Porque metade de nós é amor… E a outra metade… Também”
Tudo foi feito em banda desenhada, os amigos têm diversas formações, desde os criativos aos informáticos e comerciais. Foi lindo de se ver. A logística foi minuciosamente montada e os trabalhos começaram.
Os convites chegaram-nos às mãos entregues pelos noivos e foi uma agradável surpresa. Eram lindos, feitos em livro de banda desenhada tipo Mafaldinha. Contavam a história dos noivos desde que se conheceram até ao momento, e terminavam a pedir a nossa presença como testemunhos da sua felicidade.
As amigas estiveram, tal como a mãe e o irmão, presentes na escolha e nas provas do vestido. 

Foi também em conjunto que escolheram os vestidos das damas de honor e das crianças das alianças, filhas dos amigos. Iam lindas, foi um trabalho de equipa realizado com muito carinho.
O vestido era longo, branco e de uma simplicidade elegante. As crianças, pequenos pajens,
Convites em banda desenhada
iam vestidas de saia de tule branco e amarelo, curtinhas, com umas camisolas fininhas em tom de cinza muito claro enfeitadas com pequenas flores amarelas, levavam calçadas sabrinas de balé. O menino presente, o elemento mais novo da família, ia de calções cinza amarelo e branco, camisa branca e suspensórios. Pareciam pequenos cisnes. As damas de honor iam com longos e elegantes vestidos verdes.
Da inteira responsabilidade dos noivos foi o pequeno livro de acompanhamento da cerimónia religiosa. A noiva entrou na igreja pelo braço do pai e do irmão antecedidos pelas crianças, uma delas com um cartaz também em banda desenhada a dizer:
”TIO BRUNO A TUA MIÚDA VEM AÍ”
O coro, formado por amigos dos noivos, que ensaiaram durante muito tempo os temas a cantar, iniciou a sua atuação, enquanto os noivos se juntavam no altar. A cerimónia foi linda, os noivos estavam absolutamente descontraídos, seguindo atentamente a cerimónia, cantando e até gingando ao som da música. Após a cerimónia, dirigimo-nos para a quinta que ficava na zona da Malveira. Era linda, com excelentes condições e foi nos seus jardins que serviram as entradas bastante variadas.
Mais tarde, ao entrarmos no salão onde foi servido o jantar, fomos surpreendidos com uma decoração simpática onde se denotava a mão e a irreverência dos jovens, amigos e noivos, que se mantiveram nas instalações na véspera, até que tudo estivesse como planeado.
As mesas eram redondas, com arranjos florais lindos, tinham uma capa com a identificação
Popeye e Olivia Palito = Dores
e Carlos José
das mesmas. A minha mesa era-me dedicada, tinha o Popeye e a Olívia Palito e recordava o tempo em que o meu marido fumava cachimbo e a filha e os sobrinhos lhe chamavam Popeye. Como mulher dele tinha que ser a Olívia. Para além disso tinha um texto que dizia: Popeye e Olívia Palito = a tia Dores e tio Carlos José! Amor, força e boa disposição.
Como fiquei feliz quando li o texto. Foi algo passado na infância mas que tiveram a sensibilidade de recordar. Todas as mesas tinham algo alusivo ao grupo que as ocupava. Para além disso, tinham a letra de uma música impressa em papel que era importante para os noivos e que os amigos quiseram surpreender, pondo todos os convidados a cantar aquando da entrada dos noivos.
Nas mesas havia ainda ao lado de cada prato, um pequeno impresso para que os convidados escrevessem uma mensagem aos noivos e a colocassem num marco do correio que os amigos tinham posto à entrada do salão. Os amigos e o irmão da noiva digitalizaram fotos dos noivos desde a infância até ao casamento. Foi uma surpresa total e uma grande alegria para todos. Quando projetaram o vídeo muitos de nós revivemos os momentos que passamos com os nossos filhos e a família.
Os noivos realizavam o sonho
Os convites, as ementas, os livros da indicação das mesas, os brindes, manjericos com uma frase de agradecimento dos noivos, para as senhoras, as cartas e as minis com a identificação do casamento para os homens e os brinquedos de bolinhas de sabão para as crianças. Tudo foi executado pelos noivos e seus amigos. O som e toda a logística inerente a um casamento foi também um trabalho de equipa composta pelos noivos e amigos.
Regressei do casamento da minha sobrinha emocionada, não só porque era a minha sobrinha, mas também pelo que me foi dado observar durante toda a cerimónia. Todos viveram aquele casamento como se fosse o  seu. Nunca tinha assistido a uma cerimónia tão participada por todos, com a ligeireza própria da juventude e em que a amizade estivesse tão presente.Os noivos estavam a realizar o seu sonho, e os amigos e a família contribuíram grandemente para que isso fosse possível.
Sem dúvida, a amizade é uma emoção forte, que nos permite conviver e apoiar os amigos sempre, tanto nas alegrias como nos problemas que nos vão surgindo durante a nossa vida.Bem-aventurados são os que conseguem ter e manter os amigos.

10 comentários:

  1. A opção por um tema de Oswaldo Montenegro revela o gosto dos noivos pela poesia. Se eu estivesse neste casamento escreveria no pequeno impresso:
    ..."O nosso amor é sangue. É seiva. É sol. É Primavera.
    Amor intenso. amor imenso. amor instante.
    O nosso amor é uma arma. É uma espera.
    O nosso amor é um cavalo alucinante."... De Joaquim Pessoa. Aqui registado por um amigo de Olívia Palito.

    ResponderEliminar
  2. O Amor

    O amor, quando se revela,
    Não se sabe revelar.
    Sabe bem olhar p'ra ela,
    Mas não lhe sabe falar.

    Quem quer dizer o que sente
    Não sabe o que há de dizer.
    Fala: parece que mente
    Cala: parece esquecer

    Ah, mas se ela adivinhasse,
    Se pudesse ouvir o olhar,
    E se um olhar lhe bastasse
    Pr'a saber que a estão a amar!

    Mas quem sente muito, cala;
    Quem quer dizer quanto sente
    Fica sem alma nem fala,
    Fica só, inteiramente!

    Mas se isto puder contar-lhe
    O que não lhe ouso contar,
    Já não terei que falar-lhe
    Porque lhe estou a falar..

    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  3. Obrigada tia :) Foi muito bom partilhar o dia mais feliz da minha vida com as pessoas que mais amo. Tenho o coração cheio e devo-o a todos vós!

    ResponderEliminar
  4. Pela tua descrição do casamento, Dores, visualizei a felicidade de todos e a alegria dos próprios amigos e nem foi preciso ter lá ido. O poema que a nossa amiga Fernanda citou de Fernando Pessoa,lindíssimo, assim o indica. Quando se sente algo muito intenso, não é precisa falar, basta um olhar. Foi bonito de ser lido, o teu texto.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado tia Dores! É para nós espetacular saber que todos participaram no dia do nosso casamento com todo o seu coração e com tanto amor e carinho! Estamos cheios de amor um pelo outro, mas também cheios de amor pelas pessoas que continuam a fazer da nossa vida um constante abrir de pequenos presentes que nos são dados a conhecer a cada momento. Este texto foi um desses presentes. Muito obrigado! :)

    ResponderEliminar
  6. Foi lindo! A descrição está perfeita. O meu obrigado à Ana e ao Bruno que nos proporcionaram momentos únicos que serão recordados para sempre. Que sejam muiiiiiito felizes!

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é certa: este trabalho teve o mérito de trazer ao nosso blogue pessoas que nunca tinham comentado os nossos textos: parabéns Dores, agora precisas de os manter por cá!

    ResponderEliminar
  8. Uma boa reportagem duma festa onde cada pormenor evidencia o afeto que envolve e une todos os participantes - uma verdadeira celebração do Amor e da Amizade que a Dores trouxe até nós e que nos toca no coração. São uma família linda.

    ResponderEliminar
  9. A descrição da festa foi de tal maneira eficaz que me pareceu estar presente. Imagino ter sido deveras muito emocionante. E... realmente amizade não será também isto?Obrigada Dores pela partilha. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  10. Tão belo! ...pela descrição quase me imagino em cena!
    O amor e a amizade é do melhor que este mundo tem!
    Obrigada por partilhar connosco coisas tão boas, tão verdadeiras...
    ...sinto que a sociedade está sedenta de verdadeiros valores...é preciso lembrar constantemente o que realmente é importante na nossa vida!

    Dois enormes beijos e 2 xis muito apertadinhos de saudades da Lidia e da Joaninha

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...