terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O sótão da avó

Lindonor Silveirinha

Todos os anos faço uma arrumação a este sótão, mas está sempre cheio de tudo e mais alguma coisa. É como a minha cabeça e as lembranças do passado. Algumas procuro deitar fora, porque me incomodam, mas também há outras que gosto de recordar.
"Espelho meu, espelho meu, que é feito da outra
que você já conheceu?"
Quando viemos para esta casa achei fantástico ter um espaço amplo para guardar o que não estava a uso, mas agora estou cansada e não me apetece remexer no passado. Contudo, neste preciso momento, tenho que ir ver se encontro alguns brinquedos para dar a uma obra que ajuda crianças. Tenho alguns carrinhos do meu filho e bonecas e mobílias das minhas filhas. Talvez alguma coisa ainda esteja boa para dar.
Vamos lá! Coragem!
Olha, aqui está uma mobília de quarto das bonecas: a cama, o toilette e uma cadeira. Ainda estão em bom estado. Como me lembro bem das brincadeiras das minhas filhas! A P. gostava de olhar para o espelho e perguntar: “ Espelho meu, espelho meu, achas que há alguém mais bonita do que eu?”
Mas que horror! O que eu vejo agora neste espelhinho é uma velha, enrugada e triste e apetece-me perguntar: “ Espelho meu, espelho meu, que é feito da outra que você já conheceu?
Então ouço atrás de mim a voz da minha neta: “Avó! Que engraçado rever tudo isto! A avó podia escrever uma história chamada: O meu sótão…”

Lindonor Silveirinha ©2015,Aveiro,Portugal

3 comentários:

  1. Todas nós temos um sótão mas, nem todas temos a coragem de o visitar já que poderemos encontrar recordações que não queremos reviver...Coragem!

    ResponderEliminar
  2. "Quando viemos para esta casa achei fantástico ter um espaço amplo para guardar o que não estava a uso, mas agora estou cansada e não me apetece remexer no passado." Esta frase imprime ao texto uma dimensão de universalidade: não é o cansaço, é a certeza de que mudámos e o passado pode fazer-nos bailar entre a dor e a alegria.

    ResponderEliminar
  3. Uma viagem ao passado proporciona-nos sempre momentos de muita alegria e alguma nostalgia que nos sabe muito bem recordar.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...