domingo, 2 de março de 2014

O Palhacinho

EVOLUIR agradece ao autor o envio deste texto para publicação


Era um cão doce, muito doce. Tinha o pelo preto, em novelos de algodão que se ofereciam para receber carícias. Segurava-se em pé, nas patinhas detrás, e percorria as distâncias que o separavam daqueles que ele amava. Eu tive a sorte de ser querida por ele e, quando o chamava, os dentes do Palhacinho entreabriam-se num sorriso cativante. Depois, deitava-se em rodilha à espera de mimos que o faziam alongar as patinhas e estender a língua em carícias. Quando veio para minha casa, já era velhinho pois vivera com outro dono que o
Quando nos vimos pela primeira vez ficámos
logo amigos
recolhera do canil. Quando nos vimos pela primeira vez, não nos estranhámos e ficámos logo amigos. Escolhemos juntos o seu canto para descansar e o seu espaço para deambular. Quando eu saía de casa, despedia-se de mim com os seus caninos em festa e ia para o seu cestinho dormir. Quando estava calor, quase derretia ao sol, junto à porta da cozinha, sempre à espera de um olá. Nessa altura, saltava na pontinha das patas e dançava ao sabor dos meus chamados, elogios e ternuras. E assim vivemos meses e anos. Nas férias, quando me ausentava por algum tempo, ficava ao cuidado dos meus filhos que o consideravam também como seu. Numa dessas ocasiões, uma amiga da minha filha levou-o com ela para uma quinta, no Douro. Eu estava, na altura, nos Açores. Todos os dias perguntava por ele à minha filha que me punha ao corrente do que se ia passando com o Palhacinho. E assim foram passando os dias, longe do meu doce amigo, é certo, mas descansada por saber que ele estava bem.
Um dia, recebi um telefonema estranho. Perguntei pelo Palhacinho e do outro lado do oceano disseram-me que ele não aguentara o calor tórrido daquele verão. Como devem imaginar, o meu coração ficou muito triste; não reencontraria o meu querido e doce amigo quando regressasse.

Ainda tentei encontrar outro cãozinho que me ajudasse a superar o meu desgosto, mas não consegui. O Palhacinho, ainda hoje, passados muitos anos, continua no meu coração.

Maria Cacilda Marado ©2014,Aveiro,Portugal

6 comentários:

  1. Quem dera que o dito "quanto mais conheço os homens mais gosto dos câes" só existisse devido aos muitos "Palhacinhos" de que muitos de nós tem histórias para recordar.

    ResponderEliminar
  2. Impossível ficar indiferente a este Palhacinho tão bem retratado pela autora num texto onde cada palavra é um carinho, um afago ao seu pelinho encaracolado, à sua memória. Gostei muito do teu texto, Cacilda.

    ResponderEliminar
  3. Quando nos dedicamos aos animais e vivemos com eles o dia a dia, custa-nos ter de ficar sem eles. Eles representam a companhia de muitas pessoas. Este palhacinho era lindo.

    ResponderEliminar
  4. Muito embora um novo “Palhacinho” não substitua o primeiro, no nosso coração há sempre lugar para os dois. Do primeiro ficam as boas recordações e de vez em quando deita-se uma lágrima; com o segundo vivemos o dia-a-dia e também ele nos dá muito amor, dedicação e carinho. E quem fala assim?
    Obrigada Cacilda pelo belo texto.

    ResponderEliminar
  5. Quem escreve assim só pode ser alguém com uma sensibilidade que nos circunda, como se de uma teia se tratasse, prendendo-nos nos seus fios e obrigando-nos a partilhar o que só o amor por alguém – seja ele pessoa ou animal – pode explicar. Um trabalho de uma grande riqueza linguística que sabe bem saborear.Obrigada, Cacilda! Adorei.

    ResponderEliminar
  6. Uma história que é um afago,com escrita limpa e límpida,de um cachorrito que deixou história e persiste em reviver na alma sensível e carente da sua dama.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...