quinta-feira, 20 de junho de 2013

O conceito de amizade é muito relativo

Estamos a publicar textos subordinados à temática AMIGOS e AMIZADE. Colabore e remeta-nos o seu texto ou poema inédito para publicação. Ouse! A diversidade fortalece a amizade.  

Júlia Sardo

Para mim, a amizade não é um sentimento que nos «obrigue» a comunicar com a pessoa, ou pessoas, com quem pensamos que a amizade é verdadeira.
A amizade deve ser aquele sentimento que nos leve a ajudar a ou o amigo, quando precisa do nosso apoio.Quantas vezes nos enganam aqueles que juramos, a pés juntos, que são nossos amigos e que nunca nos traem.
Há amizades que se vão formando ao longo dos anos e que se vão consolidando, mas mesmo essas não são, na minha opinião, eficazes.
Fui crescendo como irmã, ou uma amiga muito querida, com um vizinho. Quando já cresciditos, conversávamos muito, sobre os nossos namorados, e sobre os estudos.
Fomos sempre muito amigos. Casámos, fomos ao casamento um do outro e, enfim, a vida, como sempre, encarregou-se de nos afastar, porque cada um seguiu o seu percurso.
Quando nos encontrávamos
era uma festa
Quando nos encontrávamos, cada um com a sua família formada, era uma festa que fazíamos; era tanta a alegria e algazarra, que as pessoas que passavam ou que estavam nas redondezas ficavam a rir.
Até que, para grande tristeza, o pai dele faleceu e eu, como amiga que me prezava de ser, fui imediatamente dar-lhe o meu conforto.
Os anos foram passando e continuávamos a fazer uma festa, quando nos encontrávamos, a dizermos aqueles disparates que só os amigos com muita confiança admitem dizer, sem levar a mal.
Fomos ficando mais velhos e aí mais paródias fazíamos a falar dos nossos cabelos brancos.Entretanto, chegou a minha vez de precisar de uma palavra amiga da parte dele.
Pois, por mais incrível que pareça, a ausência mais sentida foi a dele.Eu desculpava a mesma situação a qualquer pessoa, mas a ele, não.
Passaram vários dias ou meses, não sei, e encontrei-o a vir na minha direção; esperei para ver a sua reação. Passou para o outro lado do passeio e virou em sentido contrário.
Quem tem um Amigo tem um tesouro
Já tem passado várias vezes por mim, fazendo de conta que não me conhece. Esta situação deixou-me chocada, mas ao mesmo tempo perplexa, porque a esposa dele quando me encontra cumprimenta-me muito bem.
Não compreendo o porquê.
Deixei de pensar neste assunto, mas esfriou-me um bocado com respeito às amizades.
Entretanto, fiz amizades recentes que me inspiram mais confiança do que as ditas amizades sólidas.
Por isso, penso: quem tem um Amigo tem um tesouro.

9 comentários:

  1. Um relato de uma situação que não resultou, sabe-se lá porquê? A amizade será sempre uma predisposição assumida desinteressadamente para partilhar com o outro algo: ( alegria, dor, tempo, cultura, prazer, etc, etc)

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida um conceito acertado da Amizade.Parabéns de JM

    ResponderEliminar
  3. Muito estranho o comportamento deste seu "amigo": primeiro achei que o afastamento dele nos seus momentos de dor se devesse ao facto de se querer preservar do sofrimento, o que já não seria desculpável, mas o que tem vindo a fazer depois disso é inadmissível. Pensando melhor, acho que ele está envergonhado e não consegue enfrentá-la. Se estivesse no seu lugar, eu iria conversar com ele. Há coisas que ele ainda não aprendeu e deve aprender urgentemente.Os amigos são importantes até para nos darem um valente puxão de orelhas quando precisamos dele.

    ResponderEliminar
  4. Tem razão Conceição. É o que farei, quando apanhar coragem. Obrigada pelo conselho.

    ResponderEliminar
  5. É motivo para dizer que cada amizade é um caso. Ela chega a ser enigmática e, curiosamente, a vida tanto a preserva como a abandona. Vá-se lá saber porquê? A amizade tem tanto de bonito como de estranho. Ser-se ou ter-se um amigo é muito bom. Tudo o que se oponha a este conceito tão simplista passa a ser muito complicado. O seu texto não é uma história qualquer, obviamente, para si com um valor especial,o que abarca sentimentos e para nós, leitores, impõe-nos a reflexão.

    ResponderEliminar
  6. Nada justifica um amigo perdido: ele é o produto de uma longa aprendizagem e um caminho que parece não chegar nunca ao fim!
    Um amigo é sempre um amigo mesmo com as suas fraquezas e as suas incapacidades, E afinal o que há de melhor que tentar aceitar de novo um amigo com uma atitude inexplicável?

    ResponderEliminar
  7. A vida é um "patchwork" de amizades: nenhum retalho pode simplesmente abalar; aproveita os canais que ainda não fechou e ousa restabelecer o diálogo. Possivelmente ele precisa de ti, Júlia.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente acontecem com demasiada frequência situações destas. Acredito, tal como já foi dito, que seja a vergonha pela atitude que tomou na altura que o leve a agir assim.
    De qualquer modo não me parece que mesmo clarificando a situação a amizade refloresça.

    ResponderEliminar
  9. Ele precisa de ouvir umas verdades, mais que não seja para aliviar o sofrimento que traz por ainda não lhas ter dito! Os nossos amigos não são só os que nos agradam...são também aqueles que nos mostram que estamos a seguir por um caminho errado. Parabéns pelo seu texto.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...