segunda-feira, 24 de junho de 2013

Curto, mas não "grosso"...

EVOLUIR agradece ao autor o envio deste texto para publicação


Estamos a publicar textos subordinados à temática AMIGOS e AMIZADE. Colabore e remeta-nos o seu texto ou poema inédito para publicação. Ouse! A diversidade fortalece a amizade.  


Jorge Santos

Os verdadeiros amigos não existem: co-existem

Os amigos são a família com quem partilhamos tudo, menos o sangue; são os que ficam, quando todos os outros partem; são os que estão lá quando deitamos a primeira lágrima e que fazem de tudo para que deitemos a última. Os amigos não são os que vêm com palavras doces, mas os que insultam quando sabem que precisamos, e os que sempre perdoamos, mesmo que nunca se desculpem. Os verdadeiros amigos não existem: co-existem, misturando o seu ser com o nosso, sem nunca pedir nada em troca. Não queremos que seja de outra forma, não podemos existir sem isso – se pudermos, não seremos, de facto, amigos…


9 comentários:

  1. A amizade é simplesmente assim. Com nove linhas repletas de significado e conteúdo e a amizade só não transborda para quem não sabe o que é ter ou ser amigo.

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma definição de amizade muito realista. É realmente assim que se devem encarar as verdadeiras amizades.
    Um "bravo" aos verdadeiros amigos.

    ResponderEliminar
  3. A amizade não é ligeireza, é reciprocidade, disponibilidade, generosidade, perdão...

    ResponderEliminar
  4. As situações descritas constituem alguns dos elementos factuais que espelham algumas faces da amizade, a qual tem muitas mais faces, impossível de descrever no seu todo, porque a amizade é um conceito que abarca situações imprevisíveis. Mantenho a minha de que a amizade exige e pressupõe a predisposição de partilhar desinteressadamente com o outro algo ( um facto, uma situação, um momento, etc)

    ResponderEliminar
  5. O Jorge é mesmo um amigo - virtual - mas amigo. Não nos conhecemos realmente mas ele foi o nosso primeiro colaborador. E tem respondido de uma forma sistemática aos nossos desafios. Desta vez apanhámo-lo numa fase de muito trabalho - mesmo assim não quis deixar de participar e em poucas linhas deixou-nos um texto onde, em poucas palavras, nos confessa tudo - ou quase tudo - sobre o seu conceito de amizade.Retive sobretudo a frase em que nos diz que "os amigos sempre perdoamos mesmo que nunca se desculpem". Curto, como ele refere, mas cheio de uma síntese perfeita do que sentimos quando estamos peante um AMIGO - mesmo que apenas virtual. Obrigado, Jorge

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo texto...em poucas linhas disse tudo!

    ResponderEliminar
  7. A amizade é simples desde que seja sentida e vivida.

    ResponderEliminar
  8. Se algum amigo me insultar, perdoo-lhe, desculpo-o e depois tento ajudá-lo, pois poderá não estar bem!

    ResponderEliminar
  9. Está tudo dito Jorge. Por vezes damos voltas e mais voltas quando o percurso é tão pequeno e tão direto.
    Gostei muito

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...