sexta-feira, 28 de junho de 2013

AMIGO É…

EVOLUIR agradece ao autor o envio deste texto para publicação


Estamos a publicar textos subordinados à temática AMIGOS e AMIZADE. Colabore e remeta-nos o seu texto ou poema inédito para publicação. Ouse! A diversidade fortalece a amizade.  

Lindonor Silveirinha

Aquele ou aquela que nos dá a sua amizade e auxílio sem pedir nada em troca; que está sempre disponível na hora em que precisamos dele; que mesmo estando longe não se esquece de nós nos momentos festivos, como nos dolorosos; que sabe ouvir sem fazer perguntas; que é directo se nos tem que censurar; que ensina quando não sabemos e aprende connosco humildemente; que rejubila com as nossas vitórias e não nos amachuca quando falhamos.
Segundo diz a canção de Rod Stewart “I’ll be on your side for evermore, That’s what friends are for” ( Estarei sempre do teu lado É para isso que servem os amigos).Muitas outras canções, poesias, textos louvam a amizade, porque  a amizade é mais segura do que o amor.
Como alguém disse : “Um dia o amor e a amizade encontraram-se e o amor perguntou: Para que existes se eu estou aqui? E a amizade respondeu: Estou aqui para trazer sorrisos enquanto tu trazes lágrimas”.
20 de Julho é o dia dedicado ao amigo, mas eu acho que dia do amigo são todos os dias, porque ele ou ela estão sempre disponíveis em qualquer dia e a qualquer hora.
Um montezinho de pelo macio
Costuma dizer-se que o cão é o melhor amigo do homem, exactamente porque este amigo está sempre junto do dono, ajuda-o, protege-o, ouve-o em silêncio, alegra-se com as suas brincadeiras e respeita os seus silêncios.
Quando o cãozinho chegou, no dia dos anos dela, era um montezinho de pelo macio que se enroscava no colo da dona como uma bola preta e branca. Toda a família se reuniu à volta dele, querendo pegar-lhe, afagando-o, encantados com o brinquedo novo.
Surgiu  a dúvida acerca do nome que lhe iam pôr. As sugestões eram as mais variadas, mas parecia que nenhum nome se adaptava àquela maravilha, até que dona gritou: “ Vai ser Curly , porque ele tem o pelo todo encaracolado” Era realmente um pelo de arame
A Ana não conseguia separar-se do Curly. Levava-o para todo o lado, preso por uma trela que comprara numa Petshop no Shopping .Em casa andava sempre com ele ao colo ou, se o punha no chão, o Curly colava-se-lhe- às pernas em risco de ser pisado. Era um amor reciproco, sem dúvida.
Mas a Ana, em breve teve que ir estudar para outra cidade e, com muita pena, deixou o Curly entregue aos pais. Ao princípio o Curly estava muito triste e percorria a casa à procura da Ana, mas, em breve se dedicou ao pai dela que o tratava como se ele fosse um filho
Há um ditado que diz: “ Não abandones um velho amigo, visto que o novo não é igual a ele. Vinho novo, amigo novo; deixa-o envelhecer e o beberás com prazer”. Foi o que aconteceu. Em breve, Curly e o pai da Ana eram inseparáveis e como a Ana , entretanto, tivesse casado e ido viver para longe, o Curly dedicou-se ao novo dono inteiramente.
Os anos foram passando, a mãe da Ana morreu e o pai ficou a viver sozinho com o Curly. Iam envelhecendo juntos e já ninguém via um sem o outro. Todos os dias iam fazer o seu passeio a pé
Um dia não apareceram
Até que o Curly adoeceu e, muito fraquinho, mal se arrastava ao lado do dono que, muitas vezes, lhe pegava ao colo por já não conseguir vê-lo arrastar-se. Muitos amigos o aconselhavam a mandar abater o cão para lhe poupar o sofrimento, mas isso era impossível.
Um dia não apareceram. Os vizinhos estranharam, mas resolveram aguardar. Como não voltassem a aparecer no dia seguinte, resolveram ir lá a casa e, para sua grande surpresa, encontraram os dois no sofá, o Curly ao colo do dono. Pareciam adormecidos e, na verdade estavam, mas para sempre.

Esta história faz-me lembrar outra canção : “Amigos para siempre”

8 comentários:

  1. Há amizades assim. É incondicional e verdadeira.
    Senti-me emocionada ao ler este texto, porque me fez lembrar situações muito idênticas.
    Belo texto. Obrigada pela participação.

    ResponderEliminar
  2. Como me fez lembrar a minha "valeta"! Ela foi, eu fiquei, mas mantém-se a saudade do diálogo de olhares e do silêncio partilhado, apesar de eu ser uma criança.

    ResponderEliminar
  3. História enternecedora, amizade perfeita. Obrigada pela partilha, Lindonor.

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto, professora. Não a tenho visto, mas é bom " encontrá-la", por aqui...Sempre criativa e não só em inglês!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. GOSTEI MUITO DE LER O SEU TEXTO, VIVIDO E ESCRITO COM MUITO SENTIMENTO.
    ESPECIALMENTE, DO 1º PARÁGRAFO, QUE EU TAMBÉM PODERIA SUBSCREVER.
    A ESTRATÉGIA DE COMPLEMENTAR AS SUAS IDEIAS COM A INTRODUÇÃO DE UMA HISTÓRIA COM OUTRO NARRADOR, FOI BEM CONSEGUIDA!

    ResponderEliminar
  6. História perfeita para ilustrar o conceito de amizade. Tenho a certeza que nesta amizade nunca houve repreensão, nem avaliação negativa de parte a parte: assim, são os amigos.

    ResponderEliminar
  7. Às vezes os animais são mais nossos amigos do que podemos imaginar. A forma como nos descreve esta história de amizade entre um animal e a família que com ele foi vivendo é uma mensagem enorme de partilha, encanto, solidão e companheirismo. E a partilha foi tão intensa que até a morte deixou de ser um acto isolado para passar a ser uma passagem em conjunto, solidária. Ninguém morre só quando vive acompanhado.

    ResponderEliminar
  8. Bonita história de amor...
    Também eu já vivi uma muito parecida, só que eu ainda por cá vou andando enquanto a minha Becky está algures não sei muito bem onde à espera da dona.
    Adorei ler este texto.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...