terça-feira, 9 de setembro de 2014

Até onde pode ir a conversa…

Era quase noite e a tarde teimava em não se despedir. O sol, ou as réstias dele, lá ao longe, projectava uns raios indecisos entre o laranja e um vermelho tão forte que mais parecia sangue, raiando o vale verdejante subdividido em pequenas parcelas. A manta de
A manta de retalhos
retalhos, um verdadeiro jardim, lindo de ver, árduo de trabalhar, espelhava uma agricultura tipicamente minifundiária que teimava em persistir romanticamente à espera de que alguém, quem sabe, um D. Sebastião, fizesse o milagre com a terra como a Rainha fez com os pães. Este quadro deslumbrante, embora perspectivasse natureza morta, era a paisagem assombrosa avistada dum pequeno jardim, onde naquele fim de tarde, como noutros, um avô usufruía do seu maior gozo: ver brincar os netos e com eles partilhar um diálogo permanente nem sempre inspirador de liderança porque a ternura falava mais alto e o resultado era bem compensador.
— Noni…noni…noni…noni… foge avô, tu não ouves?
— Mas não ouço o quê? Afinal quem me persegue?
— É o carro dos bombeiros. Houve um fogo numa casa… foge, foge, avô…
Pronto e perante tal urgência, não havia outra atitude, obedecer e imediatamente. Retirava
Foge avô, tu não ouves?
mais umas folhas velhas de um canteiro e assobiando uma das suas modinhas preferidas preenchia um pouco mais de tempo, até que as crianças quisessem fugir do anoitecer. E à procura de luz entravam netos e avô em casa acabando com o sossego que àquelas horas alguns reclamavam depois de um dia de trabalho.
— Ouve lá Mafalda, tu queres ser bombeira?
— Sim, avô.
— Mas sabes que ser bombeira é uma profissão muito perigosa. Os bombeiros correm muitos perigos quando andam a apagar os incêndios e…
— Ó avô, mas eu não quero ser a bombeira que vai apagar os fogos. Eu o que quero ser é a chefe que manda os bombeiros trabalhar.

As inevitáveis risadas eram seguidas de pormenorizados esclarecimentos em que todos participavam começando a emagrecer o mundo dos sonhos de criança.
O avô era um agricultor de fins de tarde ou de fins de semana, tendo como actividade principal ser funcionário administrativo numa empresa bem perto da sua casa. Herdou uma série de parcelas, que se não separadas, poderiam já constituir uma exploração bem dimensionada, da qual seria credível obter um rendimento considerável. Mas não era assim, e, então, tinha que programar muito bem os investimentos que ia efectuando porque numa agricultura só abençoada pela tradição e sorte, “os tombos” aconteciam e poderiam deixar mazelas, quantas vezes, suficientemente profundas para afetar a normal gestão da casa.
Tinham o privilégio de serem avós que, todos os dias, conviviam com os netos. Esta partilha de afetos, boa para crianças e adultos, prendava os dias “complicados” vividos no dia a dia de uma sociedade repleta de atributos para todos os gostos.
Era frequente ver as crianças encarrapitadas em cima do atrelado do tratorque o avô conduzia quando alguma coisa tinha que fazer numa propriedade. Faziam-no, obrigadas a uma disciplina treinada e imposta pelo condutor que nessas coisas era muito exigente, “não fosse o diabo tecê-las”… 
Nestas fainas as crianças iam exibindo diversos comportamentos: enquanto o Carlitos e a
Ela lembrava-se de perguntas...
Rosa se “pelavam” por ir dar uma volta no trator, a Mafalda não só gostava do passeio como de acompanhar o avô, o mais possível, e interrogá-lo sobre tudo o que fazia. Ela lembrava-se de perguntas “que não lembram ao diabo” contava com um brilhozinho nos olhos aquele avô babado.
Os anos iam passando e as crianças de ontem eram hoje adolescentes já com outras vidas e afazeres que deixaram de lhe possibilitar a convivência diária, outrora possível, com os avós. Vinham, sempre que podiam, mas agora mais como “visita de médico” para verem os velhotes e degustarem as delícias que só a sua avó sabia fazer. Um comportamento diferente de entre os três: a Mafalda nunca se separou daquelas idas com o avô às propriedades, deliciando-se com as conversas que mantinha persistentemente com ele.
Eram diálogos, que, por via de norma, eram sobre as terras, as pessoas que nelas trabalhavam, a influência climática na agricultura, especificidades de algumas culturas, enfim, um conjunto de assuntos que exigiam do avô muito rigor nas respostas perante a exigência e profundidade com que a interlocutora lhe colocava as suas perguntas e as deduções inteligentes fruto de uma conversa rica de conteúdo.
Mas orgulhoso porquê, avô?
— Avô faz-me muita confusão que vocês, proprietários destes terrenos, não estabeleçam diálogo de forma a darem a volta a este enorme obstáculo que é o facto de terem áreas consideráveis mas distribuídas por tantas parcelas, algumas vezes bem distantes, e que, por viverem esta realidade, tenham muito mais trabalho e em contrapartida muito menos rendimento.
— Ó minha filha nem imaginas como me sinto orgulhoso em te ouvir essas palavras: isto é como ser surpreendido pelo primeiro gomo floral numa árvore que plantámos. Que maravilha!
— Mas orgulhoso porquê, avô?
— Eu vou contar-te. Há muitos anos que a minha luta tem sido tentar convencer estes teimosos todos de que nos deveríamos mobilizar no sentido de juntarmos as nossas terras para passarmos, como tu disseste muito bem, a trabalhar menos e a ganhar mais. Mas entenderem? Fico muito satisfeito por perceber que das nossas conversas possas tirar, entre outras, essa conclusão. Não irei desistir nunca de continuar a teimar. Por aquilo em que acreditamos nunca, mas nunca, devemos desistir. O importante é acreditar e depois, sabes o que te digo, fazer como fazia o Zeca Afonso: dar forma ao nosso inconformismo e agitar…”Traz outro amigo também” pode ser um bom mote.
— Sabes, avô, eu penso que também não deve ser fácil para as pessoas aderir a qualquer
Mudança de mentalidades.
projecto porque tem para aí havido tantas vigarices… Mas, por outro lado, qual seria no teu entender a melhor forma para desenvolver um projecto desta natureza?
— Numa perspectiva legal ou jurídica há várias hipóteses: associação, cooperativa, agrupamento de produtores,  eu sei lá… e outras. Pessoalmente, penso que uma cooperativa seria talvez a melhor solução, mas o importante era ver disponibilidade mental nas pessoas e isso, Mafalda, podes crer que é o mais difícil. Há muita tacanhez de espírito. É horrível.
— Se bem te percebo para lá chegarem tem que haver um grande trabalho que leve as pessoas a uma profunda mudança de mentalidade. Só tu, avô, vais ser capaz de o conseguir. Sempre foste um líder.
— Podemos entrar, ó de casa, somos dois, dá-nos de jantar? Não se assuste avó, somos nós.
Abraçando-se à avó, beijava-a carinhosamente, gravando naquela memória momentos que ela cultivava com o mesmo carinho com que era mimada por aquela neta tão dedicada. Mas a provocação fazia parte duma cena já habitual que era a avó dizer à neta que os miminhos dela eram todos para o avozinho da menina. E com olhos lacrimejantes acrescentava sensibilizada:
— Mas gosto muito da grande amizade que vos une. Nem conheço nada assim!
Os anos passaram-se e a Mafalda, sempre boa aluna, nunca dispensou as lições do seu grande mestre, conforme dizia orgulhosamente quando do seu avô falava a colegas e mesmo a professores. A influência daquela empatia e as conversas que desde menina se habituou a ter com o seu avô vinham vincando nela tendências que foram determinantes na hora de decidir a sua candidatura à universidade. Apaixonada pela Agricultura e pelo Ambiente não deixava de o ser também pela Veterinária ou mesmo pela Zootecnia. A vertente vocacional da Mafalda era tão ambiciosa que na hora da verdade, em vez de a ajudar, a dispersava retirando-lhe a lucidez necessária a estes momentos.
O avô esperava noticias...
O avô esperava ansiosamente notícias da sua neta. E, como se de um filme se tratasse, recordava a sua bombeira, tão pequenina, que bombeira só o queria ser sendo a chefe, a menina sempre desejosa de obter respostas às perguntas que não paravam e ultimamente a rapariga decidida, sempre sedenta de conhecimento, que estabelecia desafios a si mesma, nunca se acomodando com o talvez, com o mais ou menos ou com o parece que… Era noite e, como de costume, via alguma televisão e dedilhava o teclado do seu portátil, um pouco ao sabor do vento, não escalpelizando nada até ao fim porque o correio podia a qualquer momento trazer-lhe novas. Desta vez, tratava-se de uma pesquisa que só tinha tido início para um jogo que não tinha fim. A impaciência era notada pela companheira que bem o entendia e naquele jogo sem palavras passavam a noite até que um salto no cadeirão pôs fim ao jogo do silêncio.
— A nossa Mafalda entrou em Sociologia!
— Ó Manuel, mas… afinal o que se passa com a menina. Ela não era para esse curso que queria entrar...
O mail explicava tudo e cheio de emoção, o avô das conversas, leu alto em tom determinado.
— Boa-noite, Avós!
Só agora consigo escrever este e-mail para vos dizer que a vossa neta está na Universidade. Entrei num curso com que muita gente da nossa família vai ficar baralhada por pensarem que seguiria outros em que eu própria acreditei. Poderei vir a ser um dia Agrónoma, Engenheira do Ambiente ou mesmo Zootécnica. De momento, e depois de me ter debatido com um grande confronto de ideais que pairam na minha cabeça reflecti muito e muito me ajudou a memória sempre presente das longas e profícuas conversas que ao longo da vida tenho tido com o meu avô. Foi nelas que eu encontrei a resposta que precisava. Candidatei-me e entrei no curso de Sociologia. Lembrei-me da tacanhez, avô, e de toda a problemática que englobam os atrasos de mentalidade quando se quer progredir, seguir em frente, vencer. Estou muito feliz e ainda mais estarei no dia em que possa pôr em prática este desafio que coloquei a mim mesma: com formação adequada trabalhar com e pelas pessoas.
Mal possa estarei aí para matar saudades.
Muitos beijinhos para os meus queridos avós.
A grande emoção, que, como um manto maternal, aquecia a satisfação incontida, o mais profundo prazer da obra conseguida, a pomba que ousava voar, com a determinação de quem sabe, que se não partir, é impossível chegar, não travou o dedilhar imediato da resposta.
Olá, Srª Dr.ª SOCIÓLOGA!
O importante é que ousaste viajar!
Estamos felizes e sendo tu a responsável estamos muito agradecidos pela prenda que sempre tens sido para nós. O orgulho que sentimos aquece a vida e a chama continua a seres tu. Seres socióloga ou outra coisa qualquer não será o mais importante. As competências que conquistes ajudam e contribuem para o delinear das estratégias. O importante, minha querida neta, é que há muito ousaste viajar. A tua vida: por valorizares o desafio, porque dentro de ti existe a permanente autodeterminação do agir e porque nunca te acomodas, tem sido uma viagem em que o mais importante foi partir.
Vem quando puderes, continua a tua viagem!

Beijinhos dos avós.


José Luís Vaz ©2014,Aveiro,Portugal

3 comentários:

  1. Vejo nesta Mafalda muito de algumas pessoas que por cá conheço... boas inspirações certamente!

    ResponderEliminar
  2. Uma boa história contada com emoção, recordada com o coração e escrita com a sabedoria de quem sabe que a vida é "uma viagem em que o mais importante" é partir.

    ResponderEliminar
  3. Um texto em que as referências de uma criança circulam à volta dum velho que é avô! Uma criança que vai crescendo e evoluindo através de uma escrita fluente, versátil e subtil que nos seduz e nos atrai pela forma serena como descreve um caminho em que o que realmente importa é partir, não é chegar.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...